quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Reprodução

A espécie exibe uma única estação de acasalamento, que ocorre entre junho e outubro, com algumas variações locais. Observações históricas, estudos de marcação e recaptura, e investigações preliminares de genética populacional indicam a possibilidade de membros transitórios e residentes na população e sugerem um sistema de acasalamento polígeno. Ambos os sexos se tornam sexualmente maduros no segundo ano de vida, mas algumas fêmeas só se reproduzem com quatro anos ou mais tarde. Todos os monotremados apresentam baixa taxa reprodutiva - não mais do que uma vez ao ano.
Gravura representando um casal de ornitorrincos.

Após o acasalamento, a fêmea constrói um ninho, mais elaborado que a toca de descanso, e o bloqueia parcialmente com material vegetal (que pode ser um ato de prevenção contra enchentes ou predadores, ou um método de regulação de temperatura e umidade).O macho não participa da incubação, nem do cuidado com os filhotes. A fêmea forra o ninho com folhas, junco e outros materiais macios, para fazer uma cama confortável

A fêmea do ornitorrinco tem um par de ovários, mas somente o esquerdo é funcional Ela põe de um a três ovos (geralmente dois) pequenos, de aspecto semelhante ao dos répteis (pegajosos e com uma casca coriácea), com cerca de onze milímetros de diâmetro e ligeiramente mais arredondados que o das aves. Em proporção, os ovos dos monotremados são muito menores, na ovulação, do que os dos répteis ou aves de tamanho corpóreo similar. Os ovos se desenvolvem "no útero" por cerca de 28 dias, e são incubados externamente por cerca de dez a doze dias.

Ao contrário da équidna, o ornitorrinco fêmea não tem uma bolsa, por isso coloca o seu corpo em volta dos ovos a fim de incubá-los. O período de incubação é separado em três fases. Na primeira, o embrião não tem órgãos funcionais e depende da gema para sua manutenção. Durante a segunda, há formação dos dígitos, e na última, há a formação dos dentes, que vão ajudar a romper a casca do ovo.

Os filhotes recém eclodidos são vulneráveis, cegos, e pelados, com cerca de 18 milímetros de comprimento, e se alimentam do leite produzido pela mãe. Embora possua glândulas mamárias, o ornitorrinco não possui mamas. O leite escorre através dos poros na pele, depositando-se em sulcos presentes no abdômen da fêmea, permitindo os filhotes lamberem-no. A amamentação ocorre por três a quatro meses. Durante a incubação e a amamentação, a fêmea somente deixa o ninho por curtos períodos de tempo para se alimentar. Quando sai, a fêmea cria inúmeras barreiras com solo e/ou material vegetal para bloquear a passagem do túnel que leva ao ninho, evitando assim o acesso de predadores, como serpentes e o roedor, Hydromys chrysogaster. Depois de cinco semanas, a mãe começa a passar mais tempo fora do ninho, e por volta dos quatro meses, os filhotes já emergem da toca.

15 comentários:

  1. nossa, adorei o blog... ;)
    ainda que tem o período de encubação, me ajudou muito lol

    ResponderExcluir
  2. adorei .Foi bastante útil.Estou desenvolvendo um trabalho sobre ornitorrinco e me ajudou mesmo.obrigada.

    ResponderExcluir
  3. adorei .Foi bastante útil.Estou desenvolvendo um trabalho sobre ornitorrinco e me ajudou mesmo.obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Tirou minhas duvidas tudo sobre a reproducao desse animal muito bom amei

    ResponderExcluir
  5. foi bom mais não me ajudou muito, só umas perguntinhas:o tipo de reprodução é sexuada ou assexuada? A fecundação é externa ou interna?
    espero a resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reprodução é sexuada. Assexuada seria uma cópia do indivíduo original, a sexuada tem trocas de gameta.
      E por ser um mamífero, a fecundação é interna. Há a cópula, troca de gametas e o restante do processo.

      Excluir
  6. Muito obrigado vc sauvo a minha pele

    ResponderExcluir
  7. A fecundação é interna ou externa?

    ResponderExcluir